O empreendedorismo vem ganhando força nos dias atuais,
tanto pela necessidade, que leva pessoas a buscarem uma nova forma de ganhar
dinheiro, como pela vontade de ter o próprio negócio ou empreendimento. Porém,
empreender não significa fazer apenas aquilo que gosta.
Um empreendimento, de maior ou
menor porte, requer preocupações pertinentes, como as gestões financeira e
administrativa, uma organização sistêmica do processo produtivo e um plano de
negócios, por exemplo.
Empreendedorismo
trata, certamente, de gerar capital, mas muitas pessoas buscam colocar suas
ideias em prática por propósitos maiores, pensando também no bem coletivo e
buscando estabelecer vínculos com os seus clientes, parceiros e colaboradores.
Afinal, mesmo que seja um empreendedor solitário, não se está sozinho enquanto
empreende.
Atualmente, outra preocupação que
faz e fará parte dos próximos anos é a questão ambiental e o quanto uma grande
empresa gera impactos (positivos ou negativos) para o planeta.
O que gera, a forma como gera, os
recursos naturais que são utilizados e as medidas implantadas para que seja
estabelecida uma nova forma de economia em torno da empresa são assuntos
debatidos e questionados por especialistas no mundo todo.
Mesmo que seja uma questão de
marketing, a sustentabilidade vem sendo implantada nas empresas, e é possível
acompanhar esse desenvolvimento em sites e relatórios que trazem essa
transparência. O cliente busca por produtos que gerem menos impacto e as
empresas, para atender esta demanda e superar a competitividade, passam a
integrar nos valores esta busca por uma economia verde.
Empreender, portanto, traz à tona o
foco naquilo que o idealizador acredita e como ele pretende colocar suas ações
em prática; a mistura de medo e coragem que se deve ter perante aos desafios; a
consciência dos erros e acertos cometidos; e a inovação na forma de fazer,
mesmo que o assunto seja o mesmo de tantas outras empresas.
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