sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Empreendedorismo

              O empreendedorismo vem ganhando força nos dias atuais, tanto pela necessidade, que leva pessoas a buscarem uma nova forma de ganhar dinheiro, como pela vontade de ter o próprio negócio ou empreendimento. Porém, empreender não significa fazer apenas aquilo que gosta.
                Um empreendimento, de maior ou menor porte, requer preocupações pertinentes, como as gestões financeira e administrativa, uma organização sistêmica do processo produtivo e um plano de negócios, por exemplo.
                Empreendedorismo trata, certamente, de gerar capital, mas muitas pessoas buscam colocar suas ideias em prática por propósitos maiores, pensando também no bem coletivo e buscando estabelecer vínculos com os seus clientes, parceiros e colaboradores. Afinal, mesmo que seja um empreendedor solitário, não se está sozinho enquanto empreende.
                Atualmente, outra preocupação que faz e fará parte dos próximos anos é a questão ambiental e o quanto uma grande empresa gera impactos (positivos ou negativos) para o planeta.
                O que gera, a forma como gera, os recursos naturais que são utilizados e as medidas implantadas para que seja estabelecida uma nova forma de economia em torno da empresa são assuntos debatidos e questionados por especialistas no mundo todo.

                Mesmo que seja uma questão de marketing, a sustentabilidade vem sendo implantada nas empresas, e é possível acompanhar esse desenvolvimento em sites e relatórios que trazem essa transparência. O cliente busca por produtos que gerem menos impacto e as empresas, para atender esta demanda e superar a competitividade, passam a integrar nos valores esta busca por uma economia verde.
               Empreender, portanto, traz à tona o foco naquilo que o idealizador acredita e como ele pretende colocar suas ações em prática; a mistura de medo e coragem que se deve ter perante aos desafios; a consciência dos erros e acertos cometidos; e a inovação na forma de fazer, mesmo que o assunto seja o mesmo de tantas outras empresas.

               


Nenhum comentário:

Postar um comentário