sexta-feira, 11 de março de 2016

Memórias Afeitvas

Bom dia, gente querida!


Iniciando os relatos, durante os planejamentos das aulas de artes , tive um insight!
Insight é, na melhor das concepções, aquele TCHÃ! Aquela ideia que estava ali, na cachola, esperando o momento certo de vir á tona! E veio!
Há tempos eu vi a exposição Rever,  da artista Rochele Zandavalli. Ela interfere, utilizando linhas e outros adereços,em fotografias antigas de pessoas que ela não conhece, dando um efeito incrível e ao mesmo tempo singelo às fotos, onde ela substitui afetos perdidos. Para ela  o interessante é a não identificação dos personagens.
Ingressei na faculdade de Artes Visuais em função do meu gosto pela fotografia, que me levou a amar todo o resto, mas claro que a fotografia sempre prevaleceu.
As fotos sempre me emocionaram e me emocionam muito. Gosto de, vez ou outra, olhar como mudamos, como melhoramos (ou não,heheh) e matar a saudade de quem não está mais por perto. Digo daquela caixa velha de fotos antigas, palpáveis.
Ok. Aí entra em questão as Narrativas Afetivas, da artista e minha professora Alexandra Eckert, onde ela narra, através da serigrafia, afeto, por todos os lados. Uma ligação muito grande com a família da artista, que é muito presente em sua vida.
TCHÃ!
Um fio que liga o coração do meu pai (talvez o único vivo na fotografia) ao meu, naquele formato estereotipado, mas que sabe o que é real, materializou o primeiro trabalho desta série que eu intitulei Memórias Afetivas.

Continuando a busca por fotos interessantes de serem manipuladas, encontrei a foto da minha tia, já falecida. Uma mulher linda, possante e que representa muito bem as mulheres da minha família. Irmã do meu pai, fez enorme sentido eu "interferi-la".

Inconscientemente, eu acabo por seguir a linha da família do meu pai, pois estou interferindo na fotografia de  uma sobrinha dele.

Estou desenvolvendo este projeto de forma orgânica, natural...
O processo será postado na minha página no facebook Otília & Cristina, no meu facebook pessoal e no Instagram @morsluz. Acompanhem por lá :)

Por hoje era isso!
Como a minha semana é loucura total, aguardem cenas dos próximos capítulos!
Um beijo :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário